Pintura Hidrográfica como Fazer

pintura-hidrografica

O que é e como é feita a pintura hidrográfica automotiva?

Você provavelmente já viu alguma peça como a da imagem e se perguntou como ela foi feita, certo? A pintura hidrográfica automotiva permitiu que os amantes de veículos tivessem ainda mais opções na hora de personalizar suas peças. 

Apesar de já existir há algum tempo, ela ainda não é muito difundida no Brasil. A pintura hidrográfica é feita em objetos que podem ser imersos na água, como retrovisores, rodas e pára-choques, por exemplo. 

Mas você sabe o que é esta customização e como ela acontece? Vamos te explicar neste artigo. 

O que é a pintura hidrográfica automotiva?

A pintura hidrográfica, também conhecida como Water Transfer Printing (WTP), é uma técnica 3D que insere imagens em superfícies por meio da imersão em água. Você também pode encontrá-la pelo nome Hydro Dipping – que significa, literalmente, “mergulho em água”.

Algumas pessoas podem confundir a arte da pintura hidrográfica com a adesivagem. O adesivo permite que a imagem seja removível, e esta técnica utiliza a pintura em si, por isso não pode ser removida. 

Ela permite diversas adaptações de acordo com o gosto do cliente.

Este método é utilizado no setor automotivo, náutico, aéreo e até mesmo de videogames. Há quem ainda relacione a pintura hidrográfica apenas a carros tunados, mas a verdade é que qualquer proprietário pode ter uma peça ou parte do veículo personalizada com uma arte bacana.

O mais interessante é que ele é muito simples de ser executado. Por esse motivo, o mercado está sendo muito procurado, já que os profissionais que oferecem este serviço podem customizar uma grande quantidade de peças em pouco tempo.

Outro ponto positivo da pintura hidrográfica automotiva é que não é agressiva ao meio ambiente como o uso de tintas em spray, por exemplo.

Como acontece o processo de pintura?

O processo de pintura hidrográfica acontece em alguns passos simples, que vamos explicar abaixo. 

A primeira coisa a se fazer é limpar muito bem a peça que será customizada, tirando toda a sujeira e dando acabamento com lixa. Dessa forma, a película terá uma melhor aderência à superfície. 

Após a preparação, a película com a imagem deverá ser colocada na água. Ela não deve ser imersa, mas sim posta sobre a superfície, sem afundar. 

O líquido deve estar em temperatura entre 12ºC e 19ºC. É importante evitar que a água se movimente na hora da aplicação. Para isso, podem ser aplicados adesivos nas bordas do recipiente.

Você deve ficar atento para evitar que a película forme bolhas de ar. Ela deve ficar nesta posição entre um e dois minutos.

Enquanto a película descansa, está na hora de passar o ativador na peça. Ele deve ser aplicado com um pulverizador ou pistola, em uma distância de cerca de 20 centímetros. 

O ativador deve agir rapidamente, em cinco segundos. Em seguida, a peça deve ser imersa na água lentamente, inclinada entre 30º e 45º. Em aproximadamente 10 segundos, a arte já terá aderido à peça e estará pronta para ser retirada.

Assim que sair da imersão, os excessos de tinta devem ser retirados e a peça deve ser enxaguada, a fim de eliminar os resíduos restantes. 

Assim que estiver seca, o profissional responsável deve envernizar a peça para dar o acabamento. Depois disso, ela estará pronta.

 

Cuidados básicos

Como a pintura hidrográfica automotiva é um processo que pode ser feito em casa, é preciso estar atento a alguns cuidados. É indispensável o uso de equipamentos de segurança, como máscaras e luvas, já que existe contato com componentes que podem causar danos à saúde, como tintas e vernizes.

Na dúvida, o mais indicado é procurar um profissional capacitado para deixar seu veículo personalizado do jeito que você sempre quis!